segunda-feira, 27 de junho de 2011

Por uma política de juventude articulada com o desenvolvimento de Pernambuco


Vamos dialogar um pouco sobre a trajetória das políticas Públicas de Juventude do Estado de Pernambuco.

O Governo do Ex- Presidente LULA, iniciou um momento muito importante para a juventude, representando o maior  avanço nas consolidações da institucionalização das políticas  Publicas de Juventude no Brasi,l através da criação da Secretaria e do Conselho Nacional  e do PROJOVEM partir de 2005.

Avalio com muita certeza que por muito tempo a Temática Juvenil foi tratada de forma esquecida em Pernambuco, mais nos últimos anos, o tema tomou muita visibilidade, devido ao grande compromisso dos movimentos juvenis, políticos e sócias, que produziram um relevante debate.

O Governo Eduardo Campos pegou carona sabiamente, é foi pioneiro na criação nos avanços dos marcos legais com a lei, no plano, no estatuto da juventude e na criação do CEPPJ (Conselho), dentre outras ações institucionais, e que acreditamos que o novo modelo de secretaria pensada pelo governo Eduardo, unido Criança e Juventude mesmo tendo um caráter de secretaria e não mais de secretaria especial, criem condições concretas para que esta pauta avance ainda mais mesmo frisando que essa estrutura não foi compartilhada, pensada, e nem ao menos dialogada  com a participação do conselho, com a população e com os movimentos sociais.

A Juventude Pernambucana foi contemplada com o projeto CASA DA JUVENTUDE, que foi mais uma ação do governo que nenhum momento teve a participação do conselho na sua constituição política e organizacional, apenas fomos públicos dessa ação.

Valorizo o avanço e o fortalecimento que esse programa trouxe pois é a primeira Política Publica de Juventude Estadual de fato, mais ainda não ajudou a tirar as PPJs da invisibilidade, bem como garantir direitos para parcela da juventude Pernambucana mais excluídas.

Tenho outra preocupação que a CASA DA JUVENTUDE, não seja uma extensão do governo municipal, e sim um local onde a juventude se sinta como um instrumento de produção e  fortalecimento das Políticas Publicas de Juventude.
Tenho convicção, que os esforços realizados até agora, fazem parte de um ciclo inicial que cumpriu um importante papel até aqui, mas, que neste momento, não é suficiente para que as políticas de juventude se consolidem e sejam sustentáveis numa verdadeira política de Estado. Um Estado com Pernambuco não pode ir na contra mão das ações das políticas juvenis nacional.  

Precisamos realizar no Estado um amplo processo participativo de discussões sobre as PPJ, para isso a Conferência Estadual de Políticas Publicas de Juventude será fundamental, para avaliamos os marcos legais, saber o que foi e o que não foi implementado no Plano Estadual de Juventude, os problemas do Projeto Casa da Juventude, dentre outros.

E para isso é Fundamental a presença e a participação dos movimentos Juvenis, comprometidos com esta pauta, para emancipação da juventude e na consolidação das políticas públicas de juventude.

Só assim podemos construir um pacto de uma Política executável  pactuada entre a Juventude e o governo. E amarrada com o desenvolvimento de Pernambuco.

Paulo de Souza Bezerra – Secretario de Juventude da CUT-PE, Conselheiro Estadual e Nacional de Juventude e membro da coordenação estadual da JAUL-PE.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Construindo um novo Pernambuco para uma nova juventude




Construindo um novo Pernambuco para uma nova juventude

Nos últimos anos, Pernambuco vive um momento muito significativo, com vários investimentos federais em nosso estado, além da atenção especial da presidenta Dilma.

Infelizmente, no que se refere às Política Pública de Juventude nosso estado ainda engatinha. Temos uma Secretaria Estadual de Juventude e um Conselho de Juventude que não andam e não tornam esta política uma prioridade real, o governo de PE precisa, de fato, deixar de ser, simplesmente, economicista e colocar o futuro da juventude como prioridade.

Quem viaja pelo estado e conhece sua realidade, sabe do que estamos falando, é o crack tomando conta dos espaços onde antes se podia praticar esportes, marginalizando boa parte da população.
Para as jovens mulheres, a realidade é ainda pior: exploradas por traficantes na prostituição ou sendo obrigadas a ceder seus filhos ainda crianças, para trabalhar em bocas-de-crack.

No âmbito nacional, sentimos um profundo pesar pela saída do Projovem da Secretaria Nacional de Juventude do Governo Federal (passando a ser responsabilidade do MEC). Entendemos que o papel da SNJ como agente transformador e articulador da PPJ no Governo Federal se esgota com a saída do ProJovem. A SNJ será, assim, reduzida a uma simples assessoria de juventude do governo, e iremos ficar, mais uma vez, à margem de decisões a respeito da PPJ e de sua efetivação. O que nós queremos, são Políticas Públicas, de, para e com a Juventude e para isso, é necessário que a SNJ tenha capacidade de intervenção direta na implementação das políticas e ações afirmativas.

É imprescindível que o Projovem continue nas mãos da SNJ e o Conjuve tem que desenvolver um papel fundamental na condução dessa luta, articulando os movimentos juvenis.

A Conferência de Juventude do Governo Federal se aproxima e é dever de todos membros da JAUL-PE se comprometer em contribuir na construção de debates, propostas e na mobilização dos diversos jovens espalhados pelo nosso estado. Nós, da JAUL-PE, designamos os companheiros Paulinho e Marcelo Diniz para estarem à frente desta tarefa com o apoio de todos. Além disso, esse momento deve servir para investirmos na promoção do debate interno da Juventude do PT, dialogando com os companheiros de partido, no sentido de garantir nossa identidade política de maneira unificada.

Nós da Juventude da Articulação Unidade na Luta, vivemos um momento único, estamos nos mais variados espaços de discussão da sociedade e ainda temos valorosos quadros tocando forte a luta sobre os mais variados temas de interesse do povo.

No movimento estudantil, um dos nossos principais espaços de atuação, estamos cada dia mais atuantes, através do Movimento Acionando Flores. Reafirmamos aqui, nossa disposição de construir a luta em defesa da Educação Pública gratuita e de qualidade, através do incentivo ao debate e da construção de alianças avançadas com as outras correntes do Partido dos Trabalhadores, a UJS, a JPL, o MJT, a JSB e todos os que defendem um novo Brasil para os estudantes.

Chegamos na reta final deste congresso da UEP (que acontecerá nos dias 17,18 e 19 de junho, em Caruaru) com muita disposição e força. Passamos pelas mais diversas faculdades, públicas e privadas, onde sentimos os anseios e desejos de milhares de jovens estudantes por uma educação de qualidade e a não mercantilização do ensino.

Seremos uma bancada bastante expressiva quantitativa e qualitativamente, intervindo em defesa de nossas bandeiras e em prol da melhoria da educação no nosso estado. Seremos verdadeiros lutadores contra a forma distorcida com que as instituições privadas vêm tratando a educação e, acima de tudo, nas universidades públicas, defenderemos grandes investimentos para melhoria das mesmas.

Comprometemo-nos, também, em participar e contribuir de forma massiva no Festival de Juventude da Várzea, que será realizado em Julho/2011, importante iniciativa de nossos companheiros que realizará sua segunda edição.

Outra missão é retornar as articulações com as juventudes comunitárias e os jovens do movimento cultural. Realizaremos, em breve, plenárias nos mais diversos bairros da Região Metropolitana do Recife e, mais adiante, no interior do estado, com o objetivo de reunir mais jovens em torno de nossas ideias e organizá-los. Foram designados para tocar estas atividades os companheiros Clayton Cabral e Marcelo Diniz, contando com o apoio dos demais.

Participamos recentemente do Seminário Nacional da JCNB com os companheiros: Angelo Raniere e Vívian Farias. Nessa atividade, foi eleita uma nova Coordenação Nacional da JCNB e debatemos as tarefas para o próximo período.

Temos que lutar para que a JCNB se mantenha unificada e coesa nas próximas tarefas que se aproximam a exemplo dos congressos da UNE e da Ubes e com foco total na construção de um grandioso II Congresso da JPT que se realizará no final deste ano.

No estado, estamos convocando as forças internas para retomarmos minimamente um debate estratégico e de construção de uma coordenação estadual da JPT até o próximo congresso. Temos que, neste momento, unificar e ter um debate coeso nas disputas que se aproximam e ampliar nossa inserção na juventude pernambucana.

Por fim, elegemos provisoriamente a coordenação estadual da JAUL-PE/JCNB. Coordenação que responderá pela força até o planejamento estratégico da nossa juventude, que se realizará no 1º final de semana, após o Congresso da UNE. Convocamos, desde já, todos os companheiros da JAUL-PE a participar do planejamento e contribuir na sua construção.

Entre em contato conosco através:

E-mail: jaulpe13@gmail.com
Twitter: @jaulpe13
Blog: www.jaulpe13.blogspot.com

COORDENAÇÃO DA JAUL/JCNB – PE
Magno Augusto, Vívian Farias, Marcos Paulo, Angelo Raniere e Paulo Bezerra.
Recife, 07 de Maio de 2011
Saudações PeTistas!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Inaugurando este canal de discussão e informação da Jaul-PE


 Pois bem, após várias discussões e opiniões, estamos aqui inaugurando este espaço de luta e informação para divulgarmos aqui: Informes, agendas, lutas, reuniões e que este blog seja um espaço de debate democrático para os militantes da JAUL-PE e também aberto as outras forças politicas que queiram de fato construir um debate fraterno para Construirmos todos juntos um Novo Brasil!

Quem somos e onde estamos?

Somos a Juventude da Articulação Unidade na Luta, juventude da tendencia interna do Partido dos Trabalhadores , hoje denominada de CNB, Construindo um Novo Brasil.

Somos ainda militantes, lutadores e trabalhadores que a cada dia lutam para que mais e mais pessoas consigam viver e sentir as mudanças que vem sendo implementadas em nosso Brasil desde que o ex-presidente Lula assumiu a presidencia da republica em 2002.

Nós estamos enraizados nos mais diversos locais, seja ele: Movimento Estudantil, Movimento Sindical, Movimentos Populares, Culturais e dentre vários outros espaços de discussão,luta e debate que melhore de fato a vida da nossa população!

Seja bem vindo e faça você também a Construção desse Novo Brasil!